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O Motorola Razr I XT890, que apesar de ser um bom aparelho, pode acabar deixando "na mão” por várias vezes. Com um ano e nove meses de uso, o celular do criador do tutorial parou de funcionar oito vezes. Nas duas primeiras vezes foi quando ele desligou o aparelho e ao ligar ele ficou "travado" com o símbolo da Motorola na tela (Imagem 01). Nas demais vezes, o celular "travou" durante o uso normal do aparelho, a imagem da tela em que estava visualizando no momento ficou congelada, com a paralisação das funções touchscreen e de todos os botões, inclusive o botão liga/desliga.
Imagem 01. Celular "travado" com o símbolo da Motorola na tela.
O único jeito de desligar/reiniciar seu celular é pressionando o botão "liga/desliga", e o botão de "baixar volume" juntos por alguns segundos. Feito isso, o celular irá vibrar (igual quando você liga o aparelho). Desaperte ambos botões e volte a pressionar apenas o botão de "baixar volume" antes de aparecer o símbolo da Motorola (Imagem 01) por mais alguns segundos, até parecer a tela do fastboot (Imagem 02).
Imagem 02. Tela do Fastboot
Pronto, você já fez o primeiro passo. Agora baixe os arquivos:
1) Motorola Device Manager (Clique aqui, para baixar)
2) RSD Lite v6.1.4 (Clique aqui, para baixar) (PARA FUNCIONAR BAIXE A VERSÃO 6.1.4 MESMO NÃO BAIXE NENHUMA MAIS RECENTE OU ANTERIOR)
Conecte o seu celular ao computador pelo cabo USB, e execute o Motorola Device Manager, que vai fazer as instalações/reinstalações dos arquivos de base do seu celular. A respeito do RSD Lite v6.1.4, é essa a versão que irá conseguir fazer a recuperação da rom do seu Android.
Obs: Não funciona com outra versão!
Obs: No mês de Fevereiro de 2015, algumas pessoas relataram que o Motorola Device Manager (MDM), estava emitindo uma mensagem de manutenção. Caso isso aconteça com você, não se preocupe, prossiga com o procedimento de recuperação da ROM pulando essa etapa. Vale ressaltar, que das oito vezes que o criador do tutorial teve que "ressuscitar" o seu celular, executou o MDM apenas na primeira vez em que ele travou. Enfim, o MDM permanece no tutorial basicamente por ser um link oficial da Motorola.
Agora baixe a Firmware que se adequá ao seu celular, para isso você precisa saber se o seu celular é bloqueado ou desbloqueado. Para os usuários de celulares desbloqueados a firmware que deve ser baixada é a Retail Brasil.
Como saber se meu celular é bloqueado ou desbloqueado?A forma mais simples e óbvia de saber se seu celular está desbloqueado é colocando nele um cartão SIM pertencente a outra companhia. Se o telefone tiver sinal, rede de dados móveis e puder fazer perfeitamente chamadas com o cartão SIM de outra operadora, indica que o seu celular está desbloqueado, e neste caso você deve baixar a Firmware Retail Brasil (Item 3.5).
Se, pelo contrário, o telefone não tiver sinal e aparecer o aviso de "somente ligações de emergência", quer dizer que seu telefone está bloqueado, e neste caso você deve baixar a Firmware referente a operadora do seu cartão SIM (Itens 3.1, 3.2, 3.3 ou 3.4).
Obs: Se você acha que seu celular é bloqueado, mas não possui um Chip (Cartão SIM) de outra operadora, para fazer o teste, tente fazer a restauração da ROM do seu aparelho baixando o Firmware Retal Brasil (Item 3.5). Alguns usuários do blog fizeram o teste e conseguiram concluir todo o procedimento com sucesso.
3) Motorola Firmware - Android 4.1.2 Jelly Bean:
3.1) Claro Brasil: (Clique aqui, para baixar)
3.2) Oi Brasil: (Clique aqui, para baixar)
3.3) Tim Brasil (Clique aqui, para baixar)
3.4) Vivo Brasil (Clique aqui, para baixar)
3.5) Retail Brasil (Clique aqui, para baixar)
Vale lembrar que o arquivo é "grande", tendo em média 500mb, dependendo da velocidade de sua internet, poderá tardar um pouco para concluir o download.
Obs: Quem possui celular desbloqueado (Retail), e deseja fazer instalação da ROM do Android 4.4.2 KitKat, recomendo que acesse este endereço: https://www.youtube.com/watch?v=xTNj3gtlprI leia a descrição do vídeo e siga o tutorial passo a passo.
Após baixar o Firmware, abra o arquivo ZIP/RAR e extraía-o para uma pasta de sua preferência, clicando em "Extrair Para"(Imagem 03). Feito isso ao abrir a pasta haverá um arquivo XML (Imagem 04).
Recuperando a ROM:
Imagem 03. Abra o arquivo e clique em "Extrair Para".
Imagem 04. Após extrair o arquivo ZIP/RAR, haverá um arquivo .XML na pasta.
Obs: A próxima etapa: “Recuperando a ROM”, deve ser realizado na plataforma Windows 7. Algumas pessoas relataram que esse procedimento não funciona no Windows 8.1.
Recuperando a ROM:
1) Certifique-se que seu aparelho esteja com a tela fastboot aberta (Imagem 02).
2) Execute o programa RSD Lite v6.1.4, clique no botão onde tem reticências “...” (Imagem 05) e selecione o arquivo XML (Imagem 06), na pasta onde você extraiu o Firmware.
3) Clique no botão: “Start” (Imagem 07).
Imagem 05. Execute o RSD Lite e clique no botão onde tem três pontinhos "..."
Imagem 06. Selecione o arquivo .XML
Imagem 07. Clique no botão "Start" para iniciar o processo de recuperação da rom.
Pronto agora é só aguardar !
Seu celular irá desligar e ligar algumas vezes, isso faz parte do procedimento.
Imagem 08. Quando aparecer "Finished" na coluna "Status" e "PASS" na coluna "Result",
indica que o procedimento de recuperação foi concluído.
indica que o procedimento de recuperação foi concluído.
Massssss, caso ao apertar “Start”, apareça esta mensagem de erro (Imagem 09):
“Failed flashing process. Unknown fastboot command. (getvar)”
Imagem 09. “Failed flashing process. Unknown fastboot command. (getvar)”
Feche o programa RSD Lite v6.1.4, abra a pasta onde está o arquivo XML, clique com o lado direito do mouse sobre o arquivo, e selecione: “Abrir com: Bloco de notas”.
Aparecerá isso:
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<flashing>
<header>
<phone_model model="Scorpion Mini I LATAM"/>
<software_version version="smi_latam-user 4.0.4 8.7.1I-110_SML-20 1352240066 release-keysSUNRISE_SMB_REV30_V2_R3_1233.C9"/>
<interfaces>
<interface name="AP"/>
</interfaces>
</header>
<steps interface="AP">
<step operation="getvar" var="max-download-size" />
<step operation="flash" partition="gpt" filename="gpt_signed" MD5="41ba4d961f96655c1fd25908a05151e8"/>
<step operation="oem" var="fb_mode_set"/>
<step operation="flash" partition="motoboot" filename="motoboot" MD5="405029619219aa3011a7a86653c5236e"/>
<step operation="flash" partition="boot" filename="boot_signed" MD5="bf6af636111e421a325bcbf7987e4f2b"/>
<step operation="flash" partition="recovery" filename="recovery_signed" MD5="177d2a50e9b5a485616dfe4853845286"/>
<step operation="flash" partition="radio" filename="radio_signed" MD5="c50f577ea26a1c414bb76ff2c98aaa85"/>
<step operation="flash" partition="system" filename="system_signed" MD5="8aa5e437895465b64ab9fdc6e2f357e2"/>
<step operation="flash" partition="cdrom" filename="cdrom_signed" MD5="0bdf3e77c2027d7f8e9264e66a7ae31a"/>
<step operation="erase" partition="cache"/>
<step operation="erase" partition="userdata"/>
<step operation="oem" var="fb_mode_clear"/>
</steps>
</flashing>
ATENÇÃO!!!
Para não perder os dados que estão da memória interna do aparelho que normalmente é apagada no final do procedimento de recuperação da ROM, aconselho que apaguem do arquivo XML a linha que contém o código: "<step operation="erase" partition="userdata"/>", que está destacada de azul no código acima.
Apague esse trecho onde está destacado de vermelho (no código acima), salve sua alteração clicando em “Arquivo”, depois “Salvar”, ou apenas pressionando “Ctrl+S”. Após salvo, feche o bloco de notas, e repita o procedimento de recuperação da rom:
1) Certifique-se que seu aparelho esteja com a tela fastboot aberta (Imagem 02).
2) Execute o programa RSD Lite v6.1.4, clique no botão onde tem reticências “...” (Imagem 05) e selecione o arquivo XML (Imagem 06), na pasta onde você extraiu o Firmware.
3) Clique no botão: “Start” (Imagem 07).
Pronto agora é só aguardar, seu celular irá desligar e ligar algumas vezes, isso faz parte do procedimento. Após alguns minutos estará pronto para ser utilizado novamente. Espero ter ajudado.
Obs: Caso você siga o tutorial passo a passo e esse procedimento não funcione, aconselho procurar a assistência técnica.
Obs: Caso você siga o tutorial passo a passo e esse procedimento não funcione, aconselho procurar a assistência técnica.
TUTORIAL RETIRADO DA PÁGINA
Todos os créditos a eles.
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