-->

Ala Oeste da Casa Branca fecha para obras

Advertisemen

Centro nevrálgico do governo americano, a Ala Oeste (West Wing) da Casa Branca é testemunha de tramas, intrigas, disputas de poder e das grandes decisões que marcam a história do país.

Esta zona – cuja fama explodiu com a série de TV “The West Wing” (1999-2006) – abrange o Salão Oval, a Sala de Situação (no subsolo, onde as crises são gerenciadas), as salas dos colaboradores mais próximos do presidente e dos jornalistas credenciados, e a sala de imprensa.

Mas há uma semana, o presidente e seus funcionários cederam lugar à equipe de obras.

Aproveitando as semanas de férias de Donald Trump, o Salão Oval foi esvaziado: as cadeiras usadas por líderes mundiais, os quadros e até a mítica Resolute Desk – sob a qual Caroline Kennedy se escondeu durante o mandato de seu pai – foram removidos para a reforma.

No período da obra, os conselheiros de Trump estarão instalados temporariamente no Eisenhower Executive Building.

Como o restante da Casa Branca, que começou a ser construída em 1792, a Ala Oeste precisa de reformas periódicas. Este ano, as obras estão concentradas na modernização do sistema de ar-condicionado.

Também está prevista a substituição de tapetes e a renovação da pintura, mudanças que custarão 1,17 milhão e 275 mil dólares, respectivamente. Segundo a Administração de Serviços Gerais, estes gastos estão de acordo com os dos últimos três governos.

– ‘Amo a Casa Branca’ –

Reconstruída após ser incendiada pelos ingleses durante a guerra de 1812, a Casa Branca passou por várias reformas. A principal aconteceu nos anos 1940, sob a presidência de Harry Truman (1945-1953).

Até o começo do século XX, o presidente trabalhava no segundo andar, onde vivia com a família. Mas em 1902, Theodore Rooselvelt (1901-1909) decidiu construir a Ala Oeste, obra que “fez, realmente, a Casa Branca ser o que é hoje”, contou à AFP Evan Phifer, pesquisador da White House Historical Association.

“Roosevelt criou uma ala que foi ampliada ao longo dos anos”, assinalou. “Em 1909, William H. Taft (1909-1913) criou o primeiro Salão Oval, mas apenas em 1934 Franklin D. Roosevelt (1933-1945) renovou e ampliou a Ala Oeste, e o Salão Oval se tornou adjacente ao que é hoje o Rose Garden.”

A última grande reforma remonta ao governo Richard Nixon (1969-1974), que decidiu construir a sala de imprensa (briefing room) – cujas 49 cadeiras são compartilhadas pelos principais veículos de comunicação credenciados – sobre a piscina construída em 1933 para Roosevelt.

A estrutura da piscina, à qual se tem acesso por uma pequena escada, mantém-se intacta, mas está tomada por cabos elétricos. Os azulejos originais exibem, agora, a assinatura de jornalistas e funcionários que passaram pela Casa Branca.

As obras deste ano não têm nada de especial, mas ganharam outra dimensão quando a revista “Golf” afirmou que Trump considera o prédio público mais famoso dos Estados Unidos “uma verdadeira pocilga”.

O magnata do ramo imobiliário, acostumado à decoração opulenta de seus hotéis, negou a afirmação, e minimizou a polêmica com a declaração “Eu amo a Casa Branca, um dos prédios mais bonitos que já vi”, publicada no Twitter.

The post Ala Oeste da Casa Branca fecha para obras appeared first on ISTOÉ DINHEIRO.



from Noticias do Dia http://noticiasdodia.net/ala-oeste-da-casa-branca-fecha-para-obras/
via IFTTT
Advertisemen

: .
Related Posts
Disqus Comments
© Copyright 2017 Clube Info Tech - All Rights Reserved - Template Created by goomsite & Kaizen Template - Proudly powered by Blogger