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Modelo americano tem estilo de utilitário das antigas e força o suficiente para ir até os 100 km/h na casa dos quatro segundos.
Quando você vê um utilitário esportivo que tem linhas que lembram brucutus como o Troller T4, Land Rover Defender ou Ford Bronco, talvez pense logo em um motor diesel ou V8. Mas o Bollinger B1 apresentado nos Estados Unidos é um 4X4 totalmente elétrico. Pode parecer maluquice a um primeiro momento, contudo, os dois motores elétricos entregam juntos 365 cv e 65,2 kgfm de torque, disponíveis integralmente a qualquer pisada no acelerador. É força o suficiente para chegar a 100 km/h em menos de 5 segundos (0-60 mph em 4,5 s) e tocar nos 204 km/h.
Cada um dos motores é responsável por passar a força para um dos eixos, o que dispensa o cardã e outros componentes pesados. Mesmo com pesados packs de baterias de íons de lítio, o B1 pesa razoáveis 1.770 kg. O uso de alumínio no chassi ajudou na contenção de peso, que fica dividido igualmente entre ambos.
Para obter essa distribuição perfeita, as baterias foram distribuídas ao longo do eixo central do chassi. Falando nelas, há duas opções de packs, com 60 KWh ou 100 Kwh, suficientes para uma autonomia entre 200 e 333 km e com tempo de recarga total entre sete e 12 horas. Como todos os componentes ficam dentro do chassi, a plataforma de carga é quase plana e permite um senhor aproveitamento de espaço para o tamanho do utilitário.
O porte é menor do que o do Troller, são 3,81 metros de comprimento, contra 4,09 m do T4, mas o entre-eixos de 2,66 m é oito centímetros maior do que no jipe nacional. Não há um motor convencional à frente, então você pode não apenas aproveitar o cofre dianteiro, como também abrir o painel frontal para levar cargas que ocupam todo o comprimento do carro.
Outra particularidade incomum é a possibilidade de converter a carroceria a vários formatos. A parte posterior pode ficar aberta como uma caçamba, o que transforma o Bollinger em uma simpática picapinha ao estilo do antigo Bronco. No modo fechado, dá para levar quatro adultos com algum conforto e, quando não usados, os banquinhos traseiros podem ficar escamoteados nas laterais da cabine, à moda antiga. Painéis de acrílico no teto deixam o interior arejado mesmo com a capota no lugar.
O tamanho contido e a força não são as únicas armas do Bollinger no fora de estrada. O utilitário tem diferenciais blocantes elétricos em cada eixo e duas caixas de transferência com reduzida, capaz de quadruplicar o torque disponível. Os ângulos de entrada chegam a 56 graus e o de saída alcança 53 graus. Por sua vez, a altura do solo é de 39,3 cm. Os pneus 285/70 lameiros calçam rodas aro 17 e os discos de freio ventilados são internos. Se nada disso tirá-lo da enrascada, ainda há um reboque elétrico com quase 40 metros de cabo.
Fonte: Revista Auto Esporte
from Noticias do Dia http://noticiasdodia.net/bollinger-b1-um-jipao-com-porte-de-troller-mas-totalmente-eletrico/
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