-->

Encontro em SP discute participação da sociedade civil no Fórum Mundial da Água

Advertisemen

Ambientalistas e organizadores do 8º Fórum Mundial da Água – que vai ocorrer em Brasília de 18 a 23 de março do próximo ano – se reuniram hoje (15) na capital paulista para debater o engajamento da sociedade civil no evento, para o qual são esperados mais de 40 mil participantes, entre representantes de governos, da sociedade civil, empresários e especialistas. É a primeira vez que a mobilização ocorre no Hemisfério Sul.

O diretor de políticas públicas da organização SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, disse que a participação da sociedade civil é uma característica a ser ressaltada das experiências brasileiras. “O que nos diferencia de todos os modelos [do mundo], que tínhamos em torno de políticas públicas da gestão da água, é a garantia da participação da sociedade civil, dos segmentos organizados nos comitês de bacias. Temos que levar essa experiência para dentro de uma conferência como essa”, afirmou.

O lema do 8º Fórum Mundial da Água é “Compartilhando Água” e o tema é a sustentabilidade. “Estamos no Brasil, que tem 12% da água doce superficial do mundo, o maior trecho de floresta úmida, a Amazônia, um grande potencial de economia verde. Então, esse é o nosso mote. Temos que trabalhar a água na lógica da sustentabilidade”, disse Glauco Kimura, consultor do fórum e integrante do secretariado.

No Brasil, a organização do encontro tem a participação da Agência Nacional de Águas (ANA), da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). A proposta é que seja um espaço para trocar experiências, analisar problemas e buscar soluções para o uso consciente da água.

A estrutura temática do encontro está sendo elaborada de forma participativa por meio de uma plataforma digital de debates on-line chamada “Sua Voz”. Duas rodadas de discussões já foram feitas com cerca de 3 mil pessoas, segundo a organização. A terceira e última rodada ocorre neste mês e terá como tema os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para o responsável pela comunicação do fórum, João Freire, o encontro é um processo amplo, mas a preparação também é um momento para a produção de conhecimento e soluções. “É uma oportunidade, porque propicia que, através do debate de experiências, se busquem soluções para pensar sobre o uso racional da água, aprender com experiências de outros países. Então, o fórum promove um grande debate, um diálogo global e democrático e por isso a importância deste evento”, disse.

O Fórum Mundial da Água ocorre a cada três anos. A edição do Brasil espera receber representantes de 120 países, com chefes de Estado de aproximadamente 70 deles.

The post Encontro em SP discute participação da sociedade civil no Fórum Mundial da Água appeared first on ISTOÉ DINHEIRO.



from Noticias do Dia http://noticiasdodia.net/encontro-em-sp-discute-participacao-da-sociedade-civil-no-forum-mundial-da-agua/
via IFTTT
Advertisemen

: .
Related Posts
Disqus Comments
© Copyright 2017 Clube Info Tech - All Rights Reserved - Template Created by goomsite & Kaizen Template - Proudly powered by Blogger