A Suprema Corte do Iraque, a maior instância judicial do país, ordenou nesta segunda-feira a suspensão do referendo de independência previsto para 25 de setembro no Curdistão iraquiano até a análise de sua constitucionalidade.
“A Suprema Corte emitiu uma ordem para suspender o procedimento de organização do referendo previsto para 25 de setembro por ordem da presidência do Curdistão, até a análise das demandas que recebeu afirmando que esta consulta é inconstitucional”, explica um comunicado.
“A Corte se reuniu em plenário nesta segunda-feira e revisou as demandas para suspender o referendo no Curdistão e nas regiões. Ao final da deliberação tomou esta decisão”, afirma o comunicado.
“Recebemos várias demandas e por isso decidimos que era necessário suspender o referendo”, disse o porta-voz do tribunal, Ayas al-Samuk.
Ao menos três deputados apresentaram demandas contra o referendo, indicou uma fonte do Parlamento.
Os países vizinhos do Iraque – Síria, Turquia e Irã, todos com importantes minorias curdas – defendem uma solução das divergências dos curdo com Bagdá sem retirar território do Iraque.
O presidente curdo Masud Barzani destacou que o resultado do referendo não levará a uma declaração de independência imediata, e sim ao início de “discussões sérias com Bagdá”, com o objetivo de “solucionar todos os problemas”.
ak/sk/hj/acc.zm/fp
The post Suprema Corte do Iraque ordena suspensão de referendo no Curdistão appeared first on ISTOÉ DINHEIRO.
from Noticias do Dia http://noticiasdodia.net/suprema-corte-do-iraque-ordena-suspensao-de-referendo-no-curdistao/
via IFTTT