Em decisão inédita, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) retificou a regra do item 14 do edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que permitiu a correção do cartão resposta e da folha de redação do primeiro dia do Enem para os candidatos que esqueceram de transcrever a frase no cartão resposta do Enem, no caderno de questões do primeiro dia do Enem. Ou seja, se você tinha esquecido de transcrever a frase no seu cartão resposta, pode ficar tranquilo, e nem pense em desistir do Enem 2017, pois sua prova e redação será corrigida.
O Inep informou que a decisão foi tomada diante das falhas dos candidatos que fizeram o primeiro dia do Enem e pela decisão interna do instituto – pela segurança do exame, destacou o Inep. A Maria Inês (INEP) e o Mendonça Filho do Ministério da Educação – MEC informou em nota que a medida vale apenas para as provas do dia 5 e os candidatos que esquecerem de colocar a frase no cartão resposta do Enem no segundo dia, terão provas anuladas pelo instituto responsável pelo exame no País.
Leia também
7 dicas infalíveis de como chutar no Enem e acertar as questões
Surdo ou Deficiente Auditivo? Entenda a dúvida na Redação do Enem
Gabarito Extra Oficial Enem 2017: Prova azul, amarela, branca e rosa
Inep justifica decisão de corrigir prova de quem não transcreveu a frase no cartão resposta do Enem
O Inep informou que esta decisão só foi possível porque os novos mecanismos de segurança do Enem, como a prova personalizada, que acontece a partir de 2017, e a coleta do dado biométrico, desde 2016, podem ser combinados para cumprir a função da transcrição da frase no cartão resposta do Enem.
“Pode prescindir, por essa razão, a função da transcrição da frase no cartão resposta do Enem, excepcionalmente em caso de esquecimento por parte do participante, de forma a impedir que outra pessoa faça a prova no lugar de um inscrito. A frase permitia a verificação grafológica, com o objetivo de checar se o autor da redação era realmente a pessoa inscrita. Com o dado biométrico, a Polícia Federal pode checar todas as digitais. Já a prova personalizada impede a troca de Cadernos de Questões”, diz o texto.
#FocaNoEnem | O Inep deixa claro que não está interrompendo a necessidade da transcrição. Todos os participantes devem ficar atentos às orientações na capa do Caderno de Questões e transcrever a frase nesse segundo domingo de aplicação, 12. pic.twitter.com/NPPHCbq6zd
— INEP (@Inep_Imprensa) 9 de novembro de 2017
Candidatos se indignam com decisão do Inep
Porém, quem não se esqueceu desse detalhe na hora de entregar o cartão resposta, sentiu-se injustiçado, havendo muitas reclamações dos mesmos no Facebook do Instituto. Muitos argumentam que está especificado nas instruções no caderno de questões, bem como no edital do Enem 2017, e que, os desatentos não deveriam ser perdoados.
Já os candidatos que realmente esqueceram de transcrever a frase no cartão resposta do Enem, estão comemorando. E não foram poucos candidatos que esqueceram. Devido ao alto número de candidatos que deixaram de transcrever a frase, é que o Inep tomou essa decisão inédita na história do Exame Nacional do Ensino Médio.
Lembrando que para a 2ª prova, a ser aplicada no dia 12 de Novembro, não será tolerado o esquecimento da transcrição da frase no cartão resposta do Enem, sendo as provas anuladas automaticamente.
Outro fator que pode fazer com que sua prova seja anulada é o não uso de caneta preta esferográfica. Candidatos que responderem o cartão resposta com caneta azul ou lápis terão suas provas anuladas.
Confira a reação dos candidatos no Twitter
Mas é uma besteira sem fim essa transcrição de frase. Já tem o nome, a digital, código de barras. Pra que essa merda?
— Dóris (@Dordoris) 10 de novembro de 2017
Eu nao passei a frase da frente da prova pro cartao resposta, sorte que mesmo assim eles vao corrigir as provas ESSE ano, muita sorte
— Ana Vithória Cuti (@anaviith) 10 de novembro de 2017
O Inep Nn ia corrigir a prova das pessoas que Nn transcreveram a frase no cartão resposta. Que bom que decidiram mudar, mas eu escrevir.
— Alessandra Oliveira (@Alessandrashoww) 9 de novembro de 2017
Sou a pessoa mais burra do mundo,no lugar onde era pra transcrever a frase no cartão resposta do enem eu coloquei meu nome
— CLÓVIS JR (@tharsocandido) 9 de novembro de 2017
MELHOR NOTÍCIA QUE JÁ LI NA VIDA PORRA CARAKGOSBAIXHSJDJDKD EU TO FELIZ DEMAID https://t.co/qTTMujDxFt
— gabriela (@gabiwalbrinch) 9 de novembro de 2017
Quem não colocou a frase do caderno no cartão resposta do enem levanta a mão!!!!
— Luu ♋ (@lu_zimm) 6 de novembro de 2017
Se tá difícil pra vocês imagina pra mim que esqueci transcrever a frase do Enem no cartão de resposta
— rita (@ritadkassia_) 6 de novembro de 2017
pior do que chegar atrasado p enem é ser o ultimo a sair da sala e esquecer de transcrever a frase no cartão resposta
— nemo (@ygorandradeb) 6 de novembro de 2017
Gostou do post? Então que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook para você continuar acompanhando todos os nossos posts sobre tecnologia em geral, diariamente, em suas redes sociais.
O post Inep perdoa quem não transcreveu frase no cartão resposta do Enem apareceu primeiro em Optclean.