O WhatsApp é o app de mensagens instantâneas mais popular do mundo, e pertence ao Facebook, empresa de Mark Zuckerberg. E o Google sempre esteve de olho, não foram nem uma nem duas tentativas de desbancar o mensageiro. E agora, junto com empresas de telefonia e fabricantes de telefone, o Google quer revolucionar as mensagens de texto (SMS), e assim entregar um novo modelo de comunicação aos usuários: As Rich Communications Services (RCS).
Para conseguir alcançar tal feito, a gigante das buscas se uniu operadoras de telefonia e fabricantes de smartphones. Nessa empreitada há nomas como Samsung, Huawei, Sony, LG, entre outras. E as mensagens de texto SMS como conhecemos estão com seus dias contados.
RCS: Como a Google pode matar o WhatsApp
As novas mensagens de texto RCS vão permitir conversas em grupo, compartilhamento de arquivos e chamadas de vídeo, assim como o WhatsApp. Mas você deve estar se perguntando, porque usar as RCS se o WhatsApp faz tudo isso? Simples: As novas mensagens de texto não vão precisar de internet para funcionar. Basta seu telefone estar ligado à própria rede da operadora, ou seja, basta ele ter sinal.
A princípio, as mensagens RCS estarão habilitadas em smartphones com o sistema operacional Android, mas é bem provável que se a empreitada obtiver sucesso, logo será desenvolvida a compatibilidade com o sistema operacional da Apple, o iOS.
RCS no Brasil
No último mês de Dezembro, no dia 7, o Google fechou uma parceria com as operadoras Claro (América Móvil), Vivo (Telefônica) e Oi para lançar a RCS no Brasil.
A operadora TIM também vai migrar para o sistema RCS, mas ainda não escolheu o fornecedor da plataforma.
Como usar o RCS no Brasil
Além disso, será possível se comunicar com empresas em geral, como bancos, financeiras, entre outros.
E não só conversar com outras empresas, como sua própria operadora de tefefonia: Vai ser muito mais fácil mudar o plano, fazer uma reclamação, ou mesmo pedir uma segunda via da conta.
E você, o que achou da ideia de usar suas mensagens de texto como WhatsApp mas sem precisar de internet? Conte para a gente nos comentários!
Via El País
O post RCS: Como o Google vai matar o WhatsApp com a revolução do SMS apareceu primeiro em Optclean.