John Perry Barlow, considerado um dos grandes pioneiros da internet, faleceu na manhã de hoje (07) aos 70 anos. A notícia foi oficializada pela Electronic Frontier Foundation (EFF) — organização da qual ele foi cofundador — em nota. Não foram esclarecidas, entretanto, quaisquer circunstâncias do seu falecimento. Além de ter ajudado a criar essa fundação que defende a liberdade de expressão na web, Barlow também é conhecido como o autor de “A Declaração de Independência do Ciberespaço”, publicada em 1996.
Por conta de seu pensamento sobre a liberdade na internet, Barlow conseguiu aproximar os movimentos de contracultura e correntes mais libertárias da ideologia primária da internet já no início da sua popularização pelo mundo. Com isso, nasceu o senso comum de que a internet deveria ser um ambiente livre de interesses comerciais e no qual os usuários poderia se expressar livremente. Suas ideias podem ser consideradas ancestrais de regulamentações como o Marco Civil da Internet que temos no Brasil e similares ao redor do mundo.
from Novidades do TecMundo http://www.tecmundo.com.br/internet/127001-john-barlow-pioneiro-internet-falece-70-anos.htm?utm_source=rss
via IFTTT