De acordo com um relatório da Dr. Web, foram encontrados pelo menos 42 smartphones Android diferentes no mercado que já saem de fábrica com um trojan bancário desenvolvido para espionar o usuário. A ameaça escolhida pelos criminosos é normalmente o “Tirada Android”, um trojan já conhecido que consegue rootar aparelhos Android e, secretamente, baixar, instalar e executar aplicações obscuras sem que o usuário perceba. Além disso, claro, o trojan é capaz de roubar dados bancários.
Apesar de as fabricantes desses aparelhos serem responsáveis pela segurança dos usuários que compram seus produtos, a culpa não é 100% delas. Pequenas fabricantes de smartphones normalmente dependem de empresas terceirizadas para produzir seus softwares e apps padronizados que vão embutidos na ROM do sistema. Segundo o Dr. Web, na maioria dos casos em que o trojan aparece em um telefone novo, de fábrica, eles são embutidos maliciosamente por essas empresas terceirizadas. Como as fabricantes sabem pouco sobre o software, acabam não percebendo o golpe.
from Novidades do TecMundo http://www.tecmundo.com.br/seguranca/127813-42-smartphones-android-saem-fabrica-infectados-trojan-bancario.htm?utm_source=rss
via IFTTT