Confira algumas dicas para fazer valer o seu investimento e manter o seu Smartphone em bom funcionamento por mais tempo
Quando compramos um Smartphone queremos que ele dure “para sempre” ou, na pior das hipóteses, quanto mais ele durar, melhor. Na prática não é bem isso que acontece. O ritmo de evolução da indústria indica que, em média, o ideal é trocar de aparelho a cada dois anos, no máximo.
Isso porque com o passar do tempo o sistema operacional do celular vai ficando mais defasado, a bateria começa e sentir os efeitos dos muitos ciclos de recarga e estruturalmente falando o aparelho começa a apresentar arranhões e riscos estéticos que se tornam incômodos.
No entanto, você pode prolongar a vida útil do seu celular se prestar atenção a algumas dicas. Os cuidados com o aparelho bem como com a forma de utilizá-lo podem retardar esse processo de envelhecimento, garantindo a você pelo menos mais seis meses de uso com muita tranquilidade ou, na pior das hipóteses, um bom preço de revenda do celular usado.
Leia também:
Necessidade x vício: seu celular é uma extensão do seu corpo? [Nomofobia]
Confira 7 dicas para aumentar a vida útil do seu Smartphone
1 – Use sempre uma capa protetora
Por mais que tenhamos cuidado com o celular, sempre existe a possibilidade que em um descuido ele caia no chão. Acidentes acontecem e os smartphones não estão preparados para quedas muito altas. Mesmo as quedas de alturas mais baixas também podem resultar em problemas, como trincar a tela ou amassar as laterais.
Para minimizar as chances de que algo errado aconteça caso o seu celular caia, o ideal é que você sempre use uma capa protetora. Mesmo os modelos mais simples, aquelas capas transparentes em silicones, já são suficientes para adicionar uma proteção extra ao celular em caso de queda.
2 – Use também uma película na tela
Nosso segundo conselho também tem relação com a proteção física do seu aparelho. Se puder, coloque uma película protetora sobre a tela. Elas previnem riscos no display, que podem ser provocados por uma série de fatores, mesmo que você seja cuidadoso.
Alguns modelos podem ser arranhados com mais facilidade do que outros, seja pelo contato com outras superfícies, como a mesa, ou mesmo pelos brincos na hora de falar ao telefone. Por isso, nós recomendamos que você faça esse investimento e, por mais simples que seja a película, certamente ela vai ajudar um pouco.
3 – Evite expor o aparelho a temperaturas muito altas – ou muito baixas
No Brasil, é mais raro que tenhamos que enfrentar temperaturas abaixo de zero. Porém, picos de temperatura, seja para mais, seja para menos, podem sim prejudicar o desempenho dos seus eletrônicos. Deixar o Smartphone sob o sol, por exemplo, é certeza de reduzir a sua vida útil, pois o calor em excesso faz um mal danado para a bateria.
Tenha em mente que os celulares são projetados para funcionar bem em uma temperatura ideal – entre 10ºC e 20ºC – qualquer coisa muito acima disso ou muito abaixo pode comprometer o desempenho de bateria e, consequentemente, reduzir a vida útil do aparelho.
4 – Não guarde o smartphone com a bateria zerada
Você reparou que quando você compra um Smartphone novo ao ligar o produto a carga dele geralmente está em 50%? Isso ocorre porque não é recomendável guardar um celular com a carga completamente vazia. Uma bateria vazia se torna instável e pode causar acidentes na hora da primeira recarga.
Com o passar do tempo, a bateria tende a perder entre 5% e 10% da sua carga por mês, mesmo que ela não esteja em uso. É por essa razão que uma margem de segurança de pelo menos 40% a 50% da carga é considerada suficiente para você deixar o aparelho de lado por cerca de seis meses sem correr risco algum na hora de ligá-lo novamente.
5 – Baterias de íons de lítio não “viciam”
Esse é um pensamento que você deve ouvir bastante especialmente de pessoas mais velhas. De fato, as baterias de antigamente ficavam “viciadas” se você as carregasse antes que a sua capacidade se esvaísse por completo. Com as baterias de íons de lítio dos celulares atuais isso não acontece.
Por isso, é melhor dar pequenas recargas ao longo do dia para garantir que a carga não ficará completamente zerada do que esperar ela chegar em 0% para “enchê-la” novamente. Procure manter a carga sempre acima dos 40% e, dessa forma, você manterá uma boa vida útil para o seu Smartphone.
6 – Água e eletrônicos não combinam: evite
Tudo bem, pode até ser que o seu smartphone conte com algum tipo de proteção IP67, que o torne à prova d’água e resistente à poeira. No entanto, tenha em mente que eletrônicos não foram feitos para entrar em contato com a água. Isso significa que em médio e longo prazo, mesmo que ele tenha as devidas proteções, existe uma chance maior de que o celular apresente problemas.
Não é à toa que as empresas de seguro para celular oferecem planos específicos para aqueles que desejam algum tipo de proteção contra queda de líquidos sobre o aparelho. Esse é um problema bastante recorrente e que, se você puder evitar, certamente ele vai garantir alguma sobrevida extra para o seu produto.
7 – Mantenha o software atualizado
Atualizações para o sistema operacional existem para que os desenvolvedores possam implementar funções novas no aparelho e, também, corrigir bugs encontrados ao longo do tempo. Muitas vezes, essas correções trazem itens que melhoram a segurança e dão mais estabilidade ao sistema operacional.
Por conta disso, é fundamental que você fique atento a essas notificações e não deixe de baixar e instalar as atualizações sempre que possível. Uma boa atualização disponibilizada pelo fabricante pode sim aumentar a vida útil do seu aparelho. Elas não são disponibilizadas por acaso, pense nisso.
Gostou da notícia?
Não esqueça de seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook para você continuar acompanhando todos os nossos posts sobre tecnologia em geral, diariamente, em suas redes sociais.
O post Confira 7 dicas para aumentar a vida útil do seu Smartphone apareceu primeiro em Optclean - A Tecnologia ao Seu Alcance.