Os cristais do tempo, idealizados pelo ganhador do prêmio Nobel Frank Wilczek em 2012 e comprovados no ano passado, são sistemas de átomos que mantêm o mesmo comportamento periódico na presença de pulsos eletromagnético. E o departamento de pesquisa e projetos avançados dos Estados Unidos (Defense Advanced Research Projects Agency — DARPA) está interessado, entre outras coisas, em utilizá-los como uma espécie de unidade de armazenamento de informações e possível uso relacionado com a computação quântica.
Chamado de Driven and Nonequilibrium Quantum Systems (ou “Sistemas Quânticos Conduzidos e Sem Equilíbrio” — DRINQS), o programa pode funcionar com “aplicações para relógios atômicos, nos quais você tem um conjunto de átomos vibrando para fornecer informações sobre o tempo”, comentou Ale Lukaszew, o responsável pela pasta no DARPA, em entrevista ao Gizmodo.
from Novidades do TecMundo http://www.tecmundo.com.br/ciencia/128236-nova-pesquisa-militar-eua-darpa-envolve-cristais-tempo.htm?utm_source=rss
via IFTTT