Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley descobriu um novo material que poderá eventualmente ser utilizado para transformar calor em energia elétrica. O material é um tipo de perovskite sintético que, incialmente, foi concebido apenas para funcionar como um “vidro inteligente”, capaz de mudar de cor e opacidade conforme a incidência de raios solares. Durante testes, os pesquisadores descobriram que poderiam utilizar o material para transformar o calor da luz solar em eletricidade e mantar a características de mudança de fase do vidro intacta.
Dessa forma, essa perovskite não apenas serve para impedir que muita luz e calor do sol entre dentro de um edifício por suas janelas, por exemplo, mas também ajuda a gerar eletricidade conforme é aquecido. Um artigo científico detalhando a descoberta foi publicado na revista Nature.
from Novidades do TecMundo http://www.tecmundo.com.br/ciencia/128548-pesquisadores-criam-vidro-smart-capaz-converter-calor-eletricidade.htm?utm_source=rss
via IFTTT